Quais os tipos de marca que podem ser registrados no INPI? Qual a diferença entre cada uma? Entenda tudo neste artigo!
De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) uma marca é “todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.
Ou seja, a marca registrada garante o direito de uso exclusivo ao seu proprietário e é o que faz com que o cliente diferencie seus produtos e serviços de outros.
No momento do requerimento de registro de marca, há quatro formas de pedir o registro. Neste artigo vamos explicar sobre cada uma delas.
Quais são os tipos de marcas?
Os 4 tipos de marcas são:
- Marca nominativa;
- Marca figurativa;
- Marca mista;
- Marca tridimensional.
Elas variam de acordo com sua apresentação.
Marca nominativa
A marca nominativa é constituída exclusivamente por palavras, neologismos ou combinações de letras e/ou números. É quando você olha para a marca e vê apenas o nome, sem desenhos ou símbolos.
Por exemplo:
![Logo Sony](https://sobremarca.com.br/wp-content/uploads/2021/07/sony-300x53.png)
![Logo Avon](https://sobremarca.com.br/wp-content/uploads/2021/07/avon-300x80.png)
Marca figurativa
A marca figurativa é formada apenas por desenho, imagem, figura, símbolo, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo, palavras compostas por letras de alfabetos como hebraico, cirílico, árabe, ideogramas, etc.
Neste caso, o registro de uma marca figurativa protege apenas o símbolo que representa o produto/serviço.
Por exemplo, as marcas figurativas da puma e da apple:
![Logo Puma](https://sobremarca.com.br/wp-content/uploads/2021/07/puma-150x150.png)
![Apple Logo](https://sobremarca.com.br/wp-content/uploads/2021/07/apple-150x150.png)
Marca mista
A marca mista é uma combinação dos elementos nominativos e figurativos. Ao registrar a marca como mista, é necessário utilizar a marca com essa composição de nome e símbolo. Se houver qualquer alteração no logotipo, já se faz necessário fazer um novo registro de marca.
Exemplos de marcas mistas:
![Logo Adidas](https://sobremarca.com.br/wp-content/uploads/2021/07/adidas-300x203.png)
![Logo Nike](https://sobremarca.com.br/wp-content/uploads/2021/07/nike-300x300.png)
Marca tridimensional
A marca tridimensional é identificada apenas pela sua forma plástica. Normalmente é utilizada para embalagens que possuem forma distintiva, como a forma triangular da embalagem do chocolate Toblerone, ou o formato da bebida Yakult.
![Toblerone](https://sobremarca.com.br/wp-content/uploads/2021/07/toblerone-300x174.png)
![Yakult](https://sobremarca.com.br/wp-content/uploads/2021/07/yakult-208x300.png)
Independente de qual dos 4 tipos de marcas você escolha, seja fiel à forma em que sua tenha sido requerida. Também vale lembrar que os pedidos de registro não podem ser alterados após seu protocolo, a não ser por exigências específicas realizadas pelo próprio INPI.
Agora que você conhece melhor as marcas e seus tipos, tem mais liberdade para escolher a melhor para o seu negócio ou produto!
Caso tenha alguma dúvida, procure uma empresa especializada em registro de marcas. Estamos disponíveis para te auxiliar no que precisar!