Tipos de marcas e suas definições

Quais os tipos de marca que podem ser registrados no INPI? Qual a diferença entre cada uma? Entenda tudo neste artigo!

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) uma marca é “todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.

Ou seja, a marca registrada garante o direito de uso exclusivo ao seu proprietário e é o que faz com que o cliente diferencie seus produtos e serviços de outros. 

No momento do requerimento de registro de marca, há quatro formas de pedir o registro. Neste artigo vamos explicar sobre cada uma delas.

Quais são os tipos de marcas?

Os 4 tipos de marcas são:

  • Marca nominativa;
  • Marca figurativa;
  • Marca mista;
  • Marca tridimensional.

 

Elas variam de acordo com sua apresentação. 

Marca nominativa

A marca nominativa é constituída exclusivamente por palavras, neologismos ou combinações de letras e/ou números. É quando você olha para a marca e vê apenas o nome, sem desenhos ou símbolos.

Por exemplo: 

Logo Sony
Logo Avon
Marca figurativa

A marca figurativa é  formada apenas por desenho, imagem, figura, símbolo, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo, palavras compostas por letras de alfabetos como hebraico, cirílico, árabe, ideogramas, etc.

Neste caso, o registro de uma marca figurativa protege apenas o símbolo que representa o produto/serviço.

Por exemplo, as marcas figurativas da puma e da apple:

Logo Puma
Apple Logo
Marca mista

A marca mista é uma combinação dos elementos nominativos e figurativos. Ao registrar a marca como mista, é necessário utilizar a marca com essa composição de nome e símbolo. Se houver qualquer alteração no logotipo, já se faz necessário fazer um novo registro de marca.

Exemplos de marcas mistas:

Logo Adidas
Logo Nike

Marca tridimensional

A marca tridimensional é identificada apenas pela sua forma plástica. Normalmente é utilizada para embalagens que possuem forma distintiva, como a forma triangular da embalagem do chocolate Toblerone, ou o formato da bebida Yakult.

Toblerone
Yakult

 

Independente de qual dos 4 tipos de marcas você escolha, seja fiel à forma em que sua tenha sido requerida. Também vale lembrar que os pedidos de registro não podem ser alterados após seu protocolo, a não ser por exigências específicas realizadas pelo próprio INPI.

Agora que você conhece melhor as marcas e seus tipos, tem mais liberdade para escolher a melhor para o seu negócio ou produto! 

Caso tenha alguma dúvida, procure uma empresa especializada em registro de marcas. Estamos disponíveis para te auxiliar no que precisar!

Faça sua busca

Categorias

Últimos Posts